PUBLICIDADE
Em ranking mundial de universidades; nenhuma brasileira no top 100
16/05/2023 08:28 em Educação

Lista mostra 22 instituições brasileiras entre as mil melhores

 

 

Publicado em 15/05/2023 - 21:45 Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília/ Portal EBC (https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-05/em-ranking-mundial-de-universidades-nenhuma-brasileira-no-top-100)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Um estudo realizado pela World University Rankings (CWUR) mostrou que nenhuma universidade estadual ou federal brasileira está no top 100. A lista mostra 22 instituições nacionais está entre as mil melhores. O levantamento leva em conta quatro áreas para fazer a classificação: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas.

No ranking, as primeiras colocações são de instituições estadunidenses: a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford. Aliás, nas 10 melhores posições estão oito instituições estadunidenses e duas inglesas.

Entre as brasileiras, a melhor colocação (109ª) ficou com a Universidade de São Paulo (USP). No ano passado, a estadual havia ficado quatro posições na frente. A segunda brasileira é também de São Paulo, a Universidade de Campinas (Unicamp) (que era a 347ª, subiu para a 344ª posição).

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, a terceira posição entre as nacionais e a que tem melhor colocação entre as federais) caiu da 360ª posição para 376ª. A Estadual de São Paulo (Unesp) também desceu no ranking (era a 421ª e foi para 424ª). A Federal do Rio Grande do Sul subiu da posição 474 para 467.

Recomposição do orçamento

A respeito do resultado do levantamento, o Ministério da Educação (MEC) informou à Agência Brasil que o trabalho atual é de recomposição do orçamento da pasta, que sofreu perdas no governo anterior e atua para diminuir os efeitos da pandemia que atingiu todas as dimensões do ensino no país.

O MEC ainda acrescentou que todas as ações implementadas têm como finalidade ampliar as oportunidades de acesso e permanência dos jovens na educação superior. “Neste ano, já foram anunciados R$ 2,44 bilhões em investimentos para fortalecer a educação superior e o ensino profissional e tecnológico público no país, recuperando a tendência de cortes e contingenciamentos dos últimos anos”.

Avaliação

Para o pesquisador Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, o Brasil precisa aperfeiçoar os sistemas de avaliação do ensino superior. “A avaliação é muito importante para que a gente tenha indicadores mais claros sobre o que tá acontecendo no ensino superior”. Uma ferramenta que existe nesse momento é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O problema, segundo enfatiza o professor, é que o universitário não tem sido estimulado a fazer uma boa prova. “A responsabilidade, muitas vezes, fica apenas nas costas da instituição de ensino. Isso dificulta conhecer o que está bom e o que precisa melhorar”

Confira as 10 melhores universidades do mundo, segundo o ranking:

1 - Universidade Harvard (EUA)

2 - Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA)

3 - Universidade de Stanford (EUA)

4 - Universidade de Cambridge (Inglaterra)

5 - Universidade de Oxford (Inglaterra)

6 - Universidade de Princeton (EUA)

7 - Universidade de Chicago (EUA)

8 - Universidade de Columbia (EUA)

9 - Universidade da Pensilvânia (EUA)

10 - Universidade de Yale (EUA)

 

As 10 Melhores colocações entre as brasileiras:

109 - Universidade de São Paulo

344 - Universidade de Campinas

376 - Universidade Federal do Rio de Janeiro

424 - Universidade Estadual de São Paulo

467 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

503 - Universidade Federal de Minas Gerais

582 - Universidade Federal de São Paulo

696 - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

698 - Fundação Oswaldo Cruz

718 - Universidade Federal de Santa Catarina

 

Edição: Marcelo Brandão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!