PUBLICIDADE
Femur - Design Sustentável impulsiona visibilidade de Expositores
18/10/2021 15:26 em Economia

Em 14/10/2021 às 23:45 - Matéria nos enviada por email por Imprensa - Fusco Marketing

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Prêmio Design Sustentável impulsiona visibilidade de participantes.

 

Participantes da Femur 2022 relatam boa experiência em premiações anteriores;



Lançado na edição de 2016 da Femur, o prêmio "Design Sustentável" é realizado pelo Intersind, em parceria com a Simbiose Ambiental, a UEMG e Senai, e busca incentivar atitudes e projetos que diminuam o impacto ambiental causado pela indústria moveleira. Sucesso desde a sua primeira realização, a premiação do próximo ano vem com novas regras que prometem movimentar a disputa pelo troféu em 2022. Agora, os projetos vão ser desenvolvidos por grupos de estudantes da área de design, e cada empresa pôde inscrever até três projetos, sendo que um deles vai ser adaptado. Os grupos de estudantes vão receber certificados de participação e premiações em dinheiro que podem chegar a até 1200 reais. Já as empresas faturam os troféus e projetos sustentáveis.

Quem vem colecionando pódios, não deixa de participar. Esse é o caso da Itatiaia, gigante da indústria moveleira, que foi a primeira vencedora do prêmio, e segunda colocada nas duas últimas edições. Os produtos desenvolvidos para participar do prêmio foram o maior sucesso, e aumentaram ainda mais a visitação nos estandes da empresa durante a feira "o prêmio gera muita visibilidade, é um ótimo diferencial, é muito importante estar participando. Sempre nos questionam sobre os produtos nos estandes. É muito gratificante, como empresa e como setor de desenvolvimento, ver um produto ser tão comentado", conta Evandro Pinheiro, diretor de projetos da marca. A Cozinha Dandara, primeira vencedora da premiação em 2016, esteve no catálogo de vendas até este ano. Já o armário Smart, segundo colocado em 2018, é sucesso de vendas até hoje e um dos queridinhos do público jovem. Já a cozinha Gourmet G3 é o carro chefe da linha de madeiras, sendo um dos maiores sucessos de vendas da marca. 

Mas não são apenas as gigantes que conseguem um impulso extra com o prêmio. Na edição de 2020 a vencedora foi exatamente uma estreante. A Montanha Móveis lançou o Buffet Maloca e atraiu a atenção do público e dos jurados logo em sua estreia. O projeto é do diretor da empresa, Lucas Montanha, que tirou do papel o seu trabalho de TCC e conquistou o troféu. O móvel que foi produzido com madeira de reflorestamento e retalhos de chapas de MDF, gerou economia de recursos, reaproveitamento de materiais, além de apresentar diversas funcionalidades como prateleiras, uma adega e compartimento interno que pode ser convertido em mesa de centro. O conceito aumentou em muito a visibilidade da empresa "é um produto em que a ideia é inovadora, mas que não é possível produzir em escala. Tem um valor mais agregado e tem uma história, e até hoje está em linha. Muitas pessoas foram ao estande querendo saber mais sobre, e com ele geramos muitas vendas, dele e de outros produtos", conta Lucas Montanha. A empresa, que atua em todo o sudeste e vem expandindo para o nordeste e centro-oeste, estava apenas em sua segunda participação na feira, e viu no prêmio a oportunidade de se destacar entre as gigantes do ramo "A femur fez muita diferença no faturamento e na visibilidade da empresa. A feira é muito visitada, ajuda bastante no desempenho do negócio ", comenta Lucas.

E mesmo quem não vence, colhe ótimos frutos com a premiação. Esse é o caso da Suprema Estofados, que faturou o terceiro lugar no prêmio em 2020. A cadeira Levi utilizou diversos materiais reciclados, e foi uma releitura de outro projeto, desenvolvido em ferro e acrílico: "Colocamos os componentes mais sustentáveis. Utilizamos corda náutica reciclada e recouro, que é o couro reutilizado, além do ferro mecânico reciclado, que é a sobra de ferro da indústria de solda", conta Saulo Meireles, designer. A cadeira Levi, que significa "ligadura", é feita totalmente com materiais reaproveitados, e gerou uma visibilidade surpreendente para a marca "a partir da premiação, o mercado passou a perceber a Suprema também como criadora de tendências, atraindo a atenção para nossos produtos diferenciados", ressalta Saulo.

 

Quem participa, sempre volta

 

Para o diretor da Suprema Estofados, Saulo Meireles, a busca por um produto diferenciado é sua principal motivação. Ele diz que se diverte desenvolvendo móveis e que faz isso por paixão "sou movido a desafios", ele afirma. Para Saulo, o novo formato onde estudantes vão alterar os projetos com iniciativas sustentáveis tem tudo para dar certo pois, além de promover novos profissionais do design, mais pessoas pensando sobre o assunto sempre pode aumentar o nível da competição: "várias cabeças pensam melhor do que uma. Nossa ideia é que, nessa edição, a gente consiga melhorar nossa colocação, garantindo pelo menos o segundo lugar".

A Itatiaia também está  inscrita, e espera continuar no pódio esse ano "estamos sempre procurando inovar, sempre atentos à sustentabilidade, efetuando pesquisas no mercado para entender melhor o que os clientes desejam e para nos manter competitivos, adaptando aos anseios dos clientes", afirma Evandro Pinheiro, diretor de projetos. 

Já a atual campeã não quer perder o posto. A Montanha Móveis disse que ainda não definiu o modelo, mas que vão trazer um Home (rack com painel) para a disputa "somos especialistas em móveis de alto padrão, para a disputa desse ano vamos aliar a qualidade dos nossos produtos, com a durabilidade e sustentabilidade em todo nosso processo de produção", finaliza Lucas Montanha.

 

Femur 2022 - Um mundo aberto de oportunidades

 

A Femur 2022 já confirmou sua realização presencial, e o lançamento da feira vai acontecer em um café da manhã no dia 18 de novembro. Já no dia seguinte, 19 de novembro, vai ser realizada uma live com o diretor do intersind, e realizador da feira, Aureo Barbosa. Para participar da feira é muito importante que expositores e visitantes estejam em dia com a vacinação contra a covid-19. Vacine-se e não fique de fora do maior evento moveleiro do estado de Minas Gerais. 

 

Serviço

Femur - Feira de Móveis de Minas Gerais

Lançamento: 18 de Novembro de 2021

Data da Feira: 24 a 27 de janeiro de 2022

Horário: 14h às 21h 

Local: Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, Ubá-MG

Entrada gratuita mediante credenciamento.

Evento exclusivo para lojistas.
Entrada proibida para menores de 16 anos.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.femur.com.br

Assessoria de Imprensa: Flávio Christo 

imprensa@fuscomarketing.com 

Assessoria de Imprensa Intersind

Ludmila Oliveira 

comunicacao@intersind.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!