PUBLICIDADE
MDR reconhece situação de emergência em 16 cidades afetadas por chuvas intensas e inundações
08/04/2022 08:42 em Brasil

Data de publicação: 07 de Abril de 2022, 16:26h, Atualizado em 07 de Abril de 2022, 16:43h - Por Brasil 61.com

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Estão na lista municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Rondônia e São Paulo

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (7), a situação de emergência em mais 16 cidades brasileiras afetadas por chuvas intensas ou inundações. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Das 16 cidades que obtiveram o reconhecimento, 13 tiveram as chuvas intensas como motivo. São elas: Cedro, no Ceará; Matões do Norte, no Maranhão; Além Paraíba, Acaiaca, Divinésia, Patos de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, Visconde do Rio Branco e Três Corações, em Minas Gerais; Monte Alegre, no Pará; Alta Floresta D´Oeste, em Rondônia; Quatá, em São Paulo; e São José de Ubá, no Rio de Janeiro.

Já Aperibé, no Rio de Janeiro, Várzea Alegre, no Ceará, e Ariquemes, em Rondônia, entraram em situação de emergência devido a inundações.

 

Como solicitar recursos federais

 

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Image Map