PUBLICIDADE
Inscrições abertas para o Fies do segundo semestre
09/08/2022 09:03 em Educação

São mais de 44 mil vagas ofertadas. Estudantes interessados poderão se inscrever de 9 a 12 de agosto

 

Publicado em 09/08/2022 07h21 - Matéria retirada do portal do Ministério da Educação (https://www.gov.br/mec)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Estão abertas as inscrições para participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2022. Os interessados têm de 9 a 12 de agosto, até as 23h59, para se inscreverem no Portal Acesso Único do Ministério da Educação. A oferta dessa edição é de mais de 44 mil vagas, totalizando 110.925 vagas em 2022. 

O resultado será divulgado em chamada única, no dia 16 de agosto.  Os inscritos que não forem selecionados na chamada serão incluídos automaticamente na lista de espera. 

Podem concorrer a um financiamento todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de qualquer edição desde 2010, e obtido média mínima de 450 pontos nas provas do exame, além de nota superior a zero na redação. É vedada a inscrição para quem tiver feito o Enem como "treineiro".  Para obter o financiamento é necessário também comprovar renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. 

O edital que rege o atual processo seletivo do Fies foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 22 de julho. 

O documento dispõe sobre as regras e os procedimentos de: inscrição; classificação; pré-seleção; participação em lista de espera; complementação da inscrição; comparecimento dos candidatos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de educação superior (IES) e comparecimento dos candidatos ao agente financeiro após a realização dos procedimentos junto à CPSA das IES. 

O Fies é um programa do Ministério da Educação que concede financiamento para cursos superiores. Os processos seletivos são realizados duas vezes por ano. 

Cronograma do Fies – 2º semestre de 2022 

De 9 a 12 de agosto – inscrição; 

Dia 16 de agosto – resultado da chamada única e lista de espera; 

De 17 a 19 de agosto – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; e 

De 22 de agosto a 22 de setembro – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Sesu

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Image Map