PUBLICIDADE
Malária pode ser potencialmente fatal se não diagnosticada a tempo
10/11/2022 10:20 em Saúde

No Brasil, mais de 99% dos casos autóctones são registrados na região amazônica

 

Publicado em 08/11/2022 17h43 Atualizado em 08/11/2022 17h44 - Por Ministério da Saúde - Matéria retirada do portal do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

malaria08112022.jpg

Amalária é uma doença infecciosa que pode evoluir para forma grave ou para o óbito se não diagnosticada em tempo oportuno e tratada de forma correta. Causada por parasitos do gênero Plasmodium, a doença é transmitida às pessoas pela picada de mosquitos fêmeas infectadas, do gênero Anopheles.Existem quatro espécies de Plasmodium que podem causar a malária humana: P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale. Dessas, o P. falciparum e o P. vivax são os mais prevalentes no Brasil, sendo o P. falciparum o maior responsável por casos graves de malária.

A prevenção da malária está ligada ao controle/eliminação do mosquito transmissor e pode se dar por meio de medidas individuais, com uso de mosquiteiros, inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e repelentes.

Já as medidas coletivas incluem drenagem de coleções de água, obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Acesse para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde voltadas à eliminação da doença. 

Marco Guimarães
Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!