PUBLICIDADE
Serviço de emissão de 2ª via de certidão eletrônica já está disponível no MG App
22/05/2023 16:34 em Minas Gerais

SEG 22 MAIO 2023  12:05  ATUALIZADO EM SEG 22 MAIO 2023 12:26 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/servico-de-emissao-de-2-via-de-certidao-eletronica-ja-esta-disponivel-no-mg-app)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Aplicativo oferece ao cidadão emissão de certidão eletrônica de nascimento, casamento ou óbito e solicitação de certidão de inteiro teor

imagem de destaqueSeplag / Reprodução

 

Os cidadãos mineiros agora podem ter acesso à segunda via de certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito no aplicativo MG App, do Governo de Minas, e no portal cidadao.mg.gov.br

A funcionalidade foi incorporada nesta semana, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), e já está disponível para a população. 

Outra novidade adicionada ao aplicativo é a possibilidade de solicitar segunda via de certidões de inteiro teor. Neste caso, o pedido é facilitado pelo MG App e o cidadão deve buscar presencialmente o documento final no cartório em que foi registrado. 

Comodidade

As mudanças implementadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) no aplicativo garantem ao cidadão comodidade e praticidade no acesso a documentos pessoais, como reforça o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da pasta, Damião José Rodrigues da Rocha.

"Essas novas opções aprimoram e qualificam o atendimento ao cidadão, além de facilitar a obtenção de outros documentos que dependem dessas certidões, como a Carteira de Identidade. Vale lembrar que o MG App já conta também com o serviço de solicitação da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito", afirma. 

O presidente do Recivil, Genilson Gomes, destaca que o registro civil mineiro tem passado por série de modernizações. “Com as novas modalidades previstas para o Mg App, os processos realizados em cartórios serão desburocratizados. Dessa forma, o Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) estará cada vez mais próximo do cidadão, por meio de serviços rápidos, com qualidade e respeito a proteção de dados pessoais”, pontua. 

Para emitir a segunda via de certidões eletrônicas, de inteiro teor ou convencional, siga o passo a passo:

    •    Faça login no MG App
    •    Acesse o menu Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito
    •    Clique em Solicitar Segunda Via de Certidão
    •    Preencha os campos com nome completo e CPF 
    •    Se necessário, escolha qual certidão deseja emitir (nascimento, casamento e óbito)
    •    Confira as informações e selecione uma opção de certidão: convencional, inteiro teor ou certidão eletrônica. 

Certidão eletrônica

No caso da certidão eletrônica, clique em avançar e preencha corretamente os campos: nome, telefone, e-mail e endereço. Assim, o pedido será gerado com sucesso e será possível acompanhar o status no menu de certidões. 

Caso o cartório de registro emita certidão eletrônica e aceite a solicitação, a guia de pagamento ficará disponível no próprio MG App e um e-mail será enviado com informações sobre essas atualizações. 

Inteiro teor

No caso da certidão de inteiro teor, selecione qual opção precisa: cópia reprográfica (foto do livro) ou transcrição (digitação do livro). 

Selecione a forma de entrega e, em seguida, forneça as informações requeridas pelo aplicativo. 

Depois, acesse a guia de pagamento do cartório no MG App. O documento deve ser retirado pelo solicitante no cartório de registro. 
Convencional 

A solicitação de certidões convencionais já era uma opção disponível no aplicativo. 

Por meio do MG App, é possível escolher se quer retirar o documento no cartório de registro ou em outro cartório, ou, se preferir, receber via Correios. 

Clique em avançar e preencha os campos necessários e, após finalizar a solicitação, pague a taxa cobrada. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!