PUBLICIDADE
Saúde reforça importância da vacinação contra influenza, covid-19 e meningite
23/05/2023 08:24 em Minas Gerais

SEG 22 MAIO 2023  15:55  ATUALIZADO EM SEG 22 MAIO 2023 15:55 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/saude-reforca-importancia-da-vacinacao-contra-influenza-covid-19-e-meningite)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

As vacinas que protegem contra as três doenças são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado

imagem de destaqueFábio Marchetto / SES-MG

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça que as campanhas de vacinação contra a influenza e covid-19 e, também, a ampliação do grupo para a vacinação contra a meningite C ainda estão em andamento no estado. As vacinas que protegem contra as três doenças estão disponíveis de forma gratuita nas salas de vacina das Unidades de Saúde para o atendimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Gusmão, as vacinas são importantes para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos por causa das doenças. “A vacinação é a principal forma de prevenção destas doenças. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação. Cada município tem autonomia para implementar estratégias de vacinação em seu território”, reforça.

Influenza

A vacinação anual contra a influenza está acontecendo desde o início de abril e seguirá até 31/5. A SES-MG recomenda a ampliação da oferta do imunizante a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade desde 12/5. A recomendação segue orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Para a campanha de 2023, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 6.544.000 doses, que foram disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Até o momento, já foram aplicadas 2.445.016 doses.

Em 2022, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza em Minas Gerais. Este ano, até o dia 5/5, já são quatro mortes notificadas.

Bivalente

A campanha de vacinação contra a covid-19 com a dose bivalente também está em andamento nas Unidades Básicas de Saúde em todo o estado. Minas Gerais iniciou as ações de intensificação da vacinação contra a doença em 27/2. A vacina bivalente que está sendo administrada é eficaz contra novas cepas do coronavírus. Poderão receber a dose as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham se vacinado com pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como reforço.

Segundo projeção da Fundação João Pinheiro referente ao ano de 2020, a população adulta (maior de 18 anos) em Minas é de aproximadamente 16,3 milhões de pessoas. Em Minas Gerais, segundo dados do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde, foram aplicadas, até o momento, 1.736.868 doses da vacina. O público que mais recebeu as doses foram as mulheres com idade de 60 anos ou mais.

A SES-MG recebeu do Ministério da Saúde (MS), até 3/5, o total de 3.076.158 doses de vacinas bivalentes e orientou os municípios a avançarem a imunização para todos os grupos prioritários. Os imunizantes são enviados para as URS de acordo com a demanda dos municípios de sua abrangência.

Mais informações sobre a cobertura vacinal contra a covid-19 podem ser consultadas neste site

Meningite C

A ampliação temporária do grupo para a vacinação contra a meningite C termina no dia 30/7. A vacina é disponibilizada regularmente na rotina do calendário nacional de vacinação, para as crianças de três e cinco meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Com a ampliação temporária, a vacina foi disponibilizada também para pessoas de 16 anos ou mais não vacinadas. Até o momento, Minas Gerais recebeu 2.741.120 doses da vacina e já foram aplicadas 1.763.120 doses.

A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, é de 79,82% para crianças menores de 1 ano de idade, e de 76,63% para crianças de 1 ano de idade. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em 2023, até o dia 19/5, foram registrados 193 casos de meningite no estado. Em 2022 foram registrados 714 casos, e em 2021, foram 440 casos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!