PUBLICIDADE
O que é o baço? E qual a função desse órgão?
11/09/2023 11:12 em Saúde

DR. AJUDA

Data de publicação: 08 de Setembro de 2023, 20:00h - Por Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Neste episódio, o hematologista Antônio Brandão fala sobre baço aumentado

 

O baço é um órgão localizado na parte de cima do abdome, próximo ao tórax, mas abaixo das costelas no lado esquerdo. Ele exerce quatro funções principais: reciclagem dos glóbulos vermelhos, armazenamento e amadurecimento de células de defesa do sistema imunológico, estoque de plaquetas e durante a gestação, a produção de sangue no feto.

Quando o baço está aumentado, a pessoa percebe os seguintes sintomas:

  • Sensação de estufamento, quando se tem a sensação de barriga cheia mesmo comendo pouco ou até mesmo sem comer nada. E isso acontece pois o baço fica próximo do estômago, então quando o baço aumenta de tamanho, pode comprimir o estômago;
  • Inchaço na barriga do lado esquerdo. O baço em seu tamanho normal não é visível ou palpável, mas quando está aumentado, pode ser visto como um inchaço do lado esquerdo do abdômen;
  • Dor no local, caso o aumento tenha ocorrido de forma muito rápida, pode causar dor abdominal próximo as costelas do lado esquerdo.

É importante destacar que não são todos os casos que esses sintomas irão aparecer, muitas vezes a pessoa não sente nada e acabam descobrindo o baço aumentado por acaso em uma consulta médica ou fazendo alguns exames.

Diagnostico 

O diagnóstico é realizado durante consulta médica, o exame físico já é o suficiente para indicar forte suspeita, mas a confirmação é através de exames de imagem, como ultrassom e tomografia. Uma avaliação médica detalhada que inclua o histórico clínico é fundamental.

Uma vez feito o diagnóstico, é fundamental entender a causa do problema. Saiba que várias doenças podem causar o aumento do baço, infecções como malária, leishmaniose, mononucleose e a esquistossomose, doenças do fígado, anemia falciforme e alguns cânceres do sangue.

Para cada uma das causas de baço aumentado, existe um tratamento diferente, na intenção de agir na causa do problema e assim melhorar o tamanho do baço. Em poucos casos, a retirada do baço de forma cirúrgica pode ser recomendada.

Na suspeita de baço aumentado ou de doenças que podem levar ao aumento do baço, não deixe de procurar um médico.

Para mais detalhes, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube

 


Fonte: Brasil 61

Produção:

Agência do Rádio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!