PUBLICIDADE
TORCICOLO: o que fazer?
11/10/2023 12:04 em Saúde

DR. AJUDA

 

Data de publicação: 10 de Outubro de 2023, 17:15h, atualizado em 10 de Outubro de 2023, 17:16h - Por Agência Brasil 61.com  - Matéria retirada do portal da Agência Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/torcicolo-o-que-fazer-quando-isso-acontece-blog230495)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Neste vídeo, o ortopedista Alessandro Gonzalez Torelli, fala sobre torcicolo

Outras causas de torcicolo (01:54s)

Causa muscular do torcicolo (01:52s)

Sintomas de torcicolo (01:55s)

O que é torcicolo? (02:12s)

 

O torcicolo, conhecido popularmente como dor no pescoço, é caracterizado pela dificuldade em mover a cabeça e pela rigidez dos músculos do pescoço. 

Geralmente, a causa primária do torcicolo é muscular, ocorrendo frequentemente pela manhã após dormir em uma posição inadequada ou ao longo do dia, após permanecer com a cabeça inclinada para baixo enquanto usa dispositivos eletrônicos, como celular ou computador.

Além disso, o torcicolo também pode estar relacionado a situações do cotidiano, como o estresse, e costuma ser de curta duração. No entanto, muitas pessoas desconhecem que o torcicolo pode ter outras origens, principalmente em idosos, devido ao processo degenerativo dos ossos. Nesses casos, é aconselhável buscar a orientação de um ortopedista especializado em problemas de coluna.

É fundamental estar atento a esses sintomas e, em caso de dor persistente ou dúvidas sobre a causa do torcicolo, procurar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Dicas do que fazer em casos de dor no pescoço:

  • Compressa morna, um jeito simples e rápido de aliviar dores, e pode ser feita de forma caseira com um pano e água morna ou utilizando uma bolsa térmica pronta no local da dor durante 15 minutos, cuidado com a temperatura para não provocar nenhuma queimadura;
  • Alongamentos com inclinação lateral da cabeça, rotação para os lados e mover a cabeça para cima e para baixo;
  • Massagem no local do "nó" com compressões suaves com as mãos ou algum aparelho próprio para esse fim, podem relaxar a musculatura e aliviar o desconforto;
  • Medicação, receitada por um médico, para dor como anti-inflamatório, relaxantes musculares, pomadas ou sprays analgésicos. Acupuntura e fisioterapia também podem ajudar a trazer conforto e encurtar a duração da crise.

A dor costuma ser mais intensa nas primeiras 24 horas e a crise como um todo, costuma se resolver espontaneamente entre 3 e 5 dias.

O que não fazer em caso de torcicolo?

  • Atividades físicas de alto desempenho ou esportes de contato, podem agravar o desconforto;
  • Tomar medicação sem prescrição médica;
  • Movimentos intensos na região na dor
  • Passar pomadas caseiras ou produtos de procedência duvidosa e composição desconhecida.

Se a dor ou desconforto permanecer por mais de cinco dias, é recomendável procurar um médico.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

 



Fonte: Brasil 61

 

Produção:

Agência do Rádio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!