PUBLICIDADE
Dez dicas para organizar os estudos em casa e passar no Enem
11/05/2020 14:43 em Educação

Em 11/05/2020 às 11:47 - Matéria nos enviada por email

Por Taís Hirschmann - Taís - Rede Marista de Colégios

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Planejar uma agenda de estudos com tempos definidos é essencial

 

 

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, muitos estudantes costumam ficar apreensivos, ainda mais agora que todos estão cumprindo o distanciamento social para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia, Maria Cristina Borges, preparou algumas dicas essenciais para organizar os estudos em casa e obter um bom resultado em processos seletivos.

Elencar os conteúdos que irão cair na prova, programar os horários de estudos e cumprir o tempo estipulado, além de retomar o conteúdo das aulas online do dia, preferencialmente na mesma sequência, são essenciais. “Priorizar os conteúdos que o estudante considera mais difíceis, dedicando maior tempo a eles, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar as matérias também é importante”, destaca a coordenadora. Maria Cristina lembra ainda que é fundamental praticar a escrita de redação em diferentes gêneros textuais pedidos nos vestibulares e Enem.

Mas de que forma organizar a rotina tendo tempo também para o descanso? A coordenadora explica que para isso é preciso planejar uma agenda de estudos com tempos definidos e ter disciplina para cumprir. “É essencial garantir momentos para o lazer, priorizando o bem-estar, cuidando da alimentação e praticando atividades físicas. É importante treinar a respiração, como forma de relaxamento. Assim, o estudante vai favorecer a assimilação de conhecimentos e o autocontrole”, diz.

Para diminuir a ansiedade nesta época, a coordenadora afirma que é essencial estudar com antecedência, encarar esse momento como um desafio, uma oportunidade, manter uma atitude positiva, confiante, reaprender e desenvolver novas habilidades. Durante a preparação para a prova, fazer exercícios físicos para melhorar o raciocínio e a memória, além de dormir cedo. Para a reta final, é imprescindível dar continuidade ao processo de organização dos estudos, cuidando da saúde e priorizando as revisões.

Confira os 10 passos sugeridos pela coordenadora para obter um bom resultado no Enem:

- Defina datas e horários para as revisões.

- Organize um cronograma que contemple todos os componentes curriculares.

- Reserve uma semana para cada área do conhecimento.

- Selecione o que vai estudar em cada componente curricular.

- Perceba como você aprende melhor, qual é o seu estilo de aprendizagem.

- Releia suas anotações, identificando as dúvidas.

- Busque as respostas no material didático e veja se compreendeu o assunto.

- Elabore perguntas, grave vídeos, explique o conteúdo para alguém e resolva provas de anos anteriores.

- Participe de aulões e tire dúvidas.

- Acompanhe as notícias e reportagens para ter mais repertório acadêmico.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Taís Hirschmann

Assessora de Imprensa do Colégio Marista Goiânia (GO)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!