PUBLICIDADE
SENAI Cataguases completa 70 anos
20/07/2020 14:55 em Educação

Em 20/07/2020 às 14:23 - Matéria nos enviada por email

Por Graciele Ramos Vianna - FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais 

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

A escola oferece cursos Técnicos, Aprendizagem Industrial, Aperfeiçoamentos, Qualificações e Iniciação Profissional

 

O SENAI Cataguases – Centro de Formação Profissional "José Ignácio Peixoto" está completando 70 anos de existência, cumprindo com excelência seu principal papel, que é o de transformar pessoas. Uma escola que tem por objetivo formar profissionais qualificados para atender as demandas das indústrias, ajudando-as a se manterem competitivas e contribuindo com o desenvolvimento profissional da Zona da Mata.

Em 15 de julho de 1950 foi instalada na cidade a "Escola de Aprendizagem de Cataguases", tendo como missão "participar ativamente do processo de desenvolvimento socioeconômico sustentado de sua região de abrangência". Em 1955, passou a denominar-se Centro de Formação Profissional "José Ignácio Peixoto", em homenagem ao industrial José Ignácio Peixoto, então diretor das Indústrias Irmãos Peixoto, atual Companhia Industrial de Cataguases, que, antevendo os benefícios que uma escola do SENAI traria à comunidade, fez a doação de um terreno com 10.870 metros quadrados para o SENAI.

A escola tem em média 1400 matriculas por ano, distribuídas em cursos Técnicos, Aprendizagem Industrial, Aperfeiçoamentos, Qualificações e Iniciação Profissional, atendendo as seguintes áreas: Têxtil e Vestuário, Eletroeletrônica, Informática, Gestão, Metalmecânica, Automação e Segurança do Trabalho. A unidade figura entre as 10 escolas de Minas Gerais voltadas para treinamentos para a Indústria 4.0. Além desses treinamentos, também atua com consultorias em Eficiência Energética, Análise de Energia e Lean Manufacturing. A escola é unidade executora do Programa do Governo Federal "Brasil mais Produtivo", com consultorias de Lean Manufacturing, e em parceria com o SEBRAE, atua no Programa Sebraetec e I+A – Indústria mais avançada. Vale destacar também que a unidade possui uma competidora da Ocupação Tecnologia da Moda, treinando para a fase Nacional da Olimpíada do Conhecimento.

De acordo com o diretor da escola, Cláudio Rutz, o SENAI ao longo desses 70 anos transformou vidas, se tornou parte da história profissional de diversos cidadãos cataguasenses, superando diversos desafios para manter a qualidade de seus treinamentos em índices elevados. "Tudo isso só foi possível graças a todos os profissionais que por ali passaram deixando o seu legado e a todos que hoje fazem parte dessa família. Essa dedicação, esse amor, essa alegria que todos têm em trabalhar nessa escola nos traz a certeza de que, mesmo em tempos desafiadores que obrigam a nos reinventarmos, continuaremos nos esforçando ao máximo para ofertar um serviço de qualidade para os nossos clientes. Parabéns a todos que fazem parte dessa família!", declara.

Att.,

 

Graciele Ramos Vianna 

Conteúdo - Regional Zona da Mata I Juiz de Fora

FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais 

gvianna@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!