Data de publicação: 22 de Julho de 2020, 11:00h - Por Brasil 61.com - Matéria nos enviada por email
A imagem da capa do site MUltisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Levantamento foi feito pela Consultoria Datagro
Apesar da pandemia de Covid-19, o preço médio de comercialização da soja, em quatro dos principais locais de negociação da commodity no país, cresceu entre 27% e 29% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. O levantamento foi feito pela Consultoria Datagro.
A pesquisa foi realizada em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e nos municípios de Rondonópolis e Dourados, ambos no Mato Grosso do Sul. O maior aumento, segundo a consultoria, foi verificado em Rondonópolis, onde uma saca de soja de 60 kg foi vendida em média por R$ 87,23. No ano passado, saca de 60 kg do produto foi comercializada com valor médio de R$ 67,68.
Produtores podem ficar sem sementes e genes animais de origem estrangeira se Brasil não ratificar Protocolo de Nagoya
Além disso, o levantamento da Consultoria Datagro constatou que no primeiro semestre deste ano, no mercado físico, a soja apresentou rentabilidade média de 19,47%, já descontada a inflação.
Fonte: Brasil 61
Reportagem:
Paulo Oliveira
Paulo Oliveira é formado pela Universidade de Brasília (UnB), já foi repórter freelancer do jornal O Estado de São Paulo e repórter do SindSaúde DF. Como estagiário, passou pelo Jornal Destak, TV Câmara e Rede Globo.