PUBLICIDADE
Proposta atualiza tabela do IR e cria alíquota de 30% para salários acima do teto
13/08/2020 09:07 em Política

Deputado lembra que a tabela atual do imposto de renda está sem reajustes desde abril de 2015, o que representa “um silencioso aumento da carga tributária” sobre os trabalhadores

 

 

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Enéias Reis (PSL - MG)
Deputado Enéias Reis, o autor da proposta
 
O Projeto de Lei 4040/20 atualiza os valores da tabela do Imposto de Renda da pessoa Física (IRPF) pela inflação do ano passado e cria uma alíquota de 30% para os salários mensais acima de R$ 39.293,00. Este valor é o teto atual do funcionalismo público. Atualmente, a maior alíquota é de 27,5%, que recai sobre salários mensais acima de R$ 4.664,68.
 
A proposta tramita na Câmara dos Deputados e é de autoria do deputado Enéias Reis (PSL-MG).
 
A nova alíquota visa, segundo Reis, tributar os salários dos servidores que ganham acima do teto e as pessoas físicas da iniciativa privada que recebem maiores salários. As demais alíquotas em vigor hoje (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%) são mantidas, com novas bases de cálculo (veja tabela abaixo).

O texto determina ainda a atualização anual pela inflação da tabela do IR e de algumas deduções, como as permitidas por dependente. Mas deixa de fora a dedução com despesas educacionais. O deputado explica que o governo já anunciou que vai reestruturar esse benefício.

O objetivo das medidas, segundo Reis, é dar cumprimento ao que determina a Constituição, que prevê que os impostos sejam graduados segundo a capacidade econômica dos contribuintes e que pesem sobre quem ganha mais.

Para ele, a tabela atual do imposto de renda, que está sem reajustes desde abril de 2015, representa “um inexorável e silencioso aumento da carga tributária” sobre as pessoas, comprometendo o poder de compra da população.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Reportagem – Janary Júnior
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!