PUBLICIDADE
Município de Cataguases-MG deve receber primeiro lote de vacinas anticovid da Pfizer
01/06/2021 16:55 em Cataguases-MG e Região

 31 de maio de 2021  Bernardo Chaia Coelho - Matéria retirada do Portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Semana teve taxa de 65,2 casos de Covid-19, a maior registrada desde janeiro no município

 

Nesta semana, Cataguases poderá contar com mais um imunizante na luta contra a Covid-19. Além da Coronavac, do Instituto Butantan, e da AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz, esta sendo aguardada a vacina da farmacêutica americana Pfizer, que já vem sendo distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde.

A informação foi prestada na live TV Saúde da última sexta-feira, dia 28, pelo diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Vinicius Franzoni. Ainda segundo ele, a expectativa é de que as doses iniciais da Pfizer sejam aplicadas a gestantes e puérperas, grupo este que não pode receber a vacina AstraZeneca, por recomendação do Ministério da Saúde.

Ao analisar dos dados mais recentes do coronavírus no município, Vinicius destacou o número recorde da semana epidemiológica, com uma média de 65,2 casos de Covid-19 ao dia, a maior registrada desde janeiro. Na oportunidade, ele fez questão de frisar que aquele canal ao vivo de comunicação com o público pela internet tem o propósito de levar informação séria e transparente sobre a realidade da Covid-19 em Cataguases. “Nunca omitimos os fatos, ao contrário, nossa preocupação tem sido sempre a de afastar as fakenews e fazer chegar ao cataguasense a informação oficial e verdadeira”, ressaltou.

Vinicius manifestou seu apoio aos profissionais de saúde do Hospital de Cataguases no tratamento dos pacientes de Covid-19, cuja credibilidade foi indevidamente colocada em dúvida por meio de noticias falsas divulgadas nas redes sociais, como ele afirmou. “Aproveito, mais uma vez, para agradecer aos profissionais do Hospital e aos vinculados à Prefeitura, por todo o empenho e competente dedicação para vencer essa doença”, reforçou, lembrando os muitos pacientes recuperados e que receberam alta pelo Hospital.

Ainda apresentando os números mais recentes da Covid-19, o diretor da Secretaria de Saúde de Cataguases, voltou a reconhecer que lidamos com uma realidade preocupante. “Houve um leve crescimento da média móvel dos casos em relação à semana anterior e, no Hospital, os leitos de UTI seguem com ocupações superando cem por cento da capacidade instalada para a Covid”, disse ele, ressaltando que essa taxa de ocupação pode comprometer as vagas para o tratamento de outras patologias.

Vinícius voltou também a explicar que o Boletim Epidemiológico de quarta-feira, dia 26, não trazia novos casos por problemas técnicos, tendo havido uma instabilidade no sistema do governo federal. “Mas os casos positivos daquela quarta-feira não seriam cumulativamente com os dados do boletim de quinta-feira”, disse. Ele também esclareceu que os óbitos divulgados se referem apenas às pessoas residentes e domiciliadas em Cataguases, inclusive aquelas que porventura tenham sido internadas e falecidas em unidade hospitalar de outro município.

VACINAÇÃO

A boa notícia segue por conta da dianteira dos números de Cataguases quanto à vacinação. “Estamos entre os municípios mais avançados, com 26,38% da população tendo recebido a primeira dose, ou seja, 19.928 pessoas e, para 2ª dose, 8.860 pessoas tiveram o esquema vacinal completado, o que representa 11,73% da população”, destacou.

Vinicius fez também um aviso aos profissionais de saúde ou idosos que receberam a primeira dose da Coronavac, mas ainda não foram vacinados com a segunda dose. “Se esse é seu caso ou se conhece alguém nessa condição e possa nos ajudar, entre em contato com o Centro de Vacinação pelo telefone 3429-2600, ramal 210, informando nome completo, data de aplicação da 1ª dose e telefone, para que, tão logo sejam repassados novos lotes do imunizante Coronavac essas pessoas sejam vacinadas”, afirmou.

O diretor da Secretaria de Saúde voltou a apelar aos cataguasenses que sigam atentos na prevenção com uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!