PUBLICIDADE
Ministério da Saúde alerta para risco da mistura de álcool e direção
17/02/2023 14:42 em Saúde

Uso de substâncias psicoativas altera percepções e reflexos ao dirigir

 

Publicado em 17/02/2023 12h26 Atualizado em 17/02/2023 12h30 - Por Ministério da Saúde - Matéria retirada do portal do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/ministerio-da-saude-alerta-para-risco-da-mistura-de-alcool-e-direcao)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

Ministério da Saúde alerta para risco da mistura de álcool e direção

Foto: Internet

Durante o carnaval, com mais gente circulando nas ruas e acesso facilitado a bebidas alcoólicas, muitos foliões se animam, exageram no consumo de álcool e confiam na própria sorte para assumir o volante. O Ministério da Saúde alerta, no entanto, que a combinação álcool e direção, além de ser crime previsto em lei, pode resultar em graves acidentes de trânsito.

“A alegria e o carnaval voltaram em 2023. Nesse momento de celebração, devemos ter responsabilidade”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao ressaltar os cuidados que os brasileiros devem ter durante a festividade.

Segundo o Relatório Global da Organização Mundial de Saúde sobre o Estado de Segurança Viária, publicado em 2018, anualmente ocorrem mais de 1,35 milhão de óbitos por lesões de trânsito, o que significa que, em média, morre uma pessoa a cada 24 segundos.

No Brasil, de acordo com a pesquisa Vigitel 2019, feita nas 27 capitais, 5,6% das pessoas disseram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica, sendo essa proporção notadamente maior em homens (9,7%) do que em mulheres (2,1%). A frequência de dirigir após o consumo de bebida alcoólica diminui a partir dos 35 anos de idade, em mulheres, e dos 45 anos, em homens.

Os riscos de assumir o volante depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica envolvem:

  • Perda de equilíbrio;
  • Redução de reflexo e capacidade de evitar obstáculos no trânsito;
  • Sonolência;
  • Aumento do ritmo cardíaco e respiratório.

Além de evitar dirigir depois de beber álcool, é importante rejeitar carona de amigos ou outros motoristas que tenham ingerido qualquer substância psicoativa. Além dos acidentes no trânsito, o álcool também contribui para a ocorrência de quedas, afogamentos, intoxicações e violências.

Não coloque a vida em risco. Guarde boas lembranças do carnaval. Se beber, não dirija!

Leia também:

Ministério da Saúde lança Campanha de Prevenção às IST para o carnaval

 

Nathan Victor
Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!